Graças a sua alta concentração de antioxidantes com foco para as antocianinas, responsáveis por sua cor arroxeada é o açaí reduz a ação danosa dos radicais livres que aceleram o desgaste celular no corpo todo.
2. Melhora o funcionamento dos intestinos.
Esse efeito se dá porque ele oferece uma boa dose de fibras, quer melhora o trânsito intestinal. Uma porção com 100 gramas de polpa de açaí congelada conta com 2,6 gramas desse elemento. Para se ter uma ideia, em 2 e + colheres de sopa de aveia em flocos encontra-se 3,3 gramas de fibras.
3. Derruba o colesterol.
Esse predicado foi confirmado através de um estudo realizado na Universidade Federal do Pará, que comparou dois grupos de cobaias, um que tomava uma bebida é base da fruta e outro que não ingeria esse alimento. Depois de 12 semanas, os pesquisadores constataram que o primeiro teve uma queda no LDL, o colesterol ruim, o que não aconteceu no segundo. Os louros nesse caso vão para os fitoesteróis e as antocianinas. A primeira compete com o colesterol na hora da digestão, diminuindo a absorção das moléculas prejudiciais. Já a segunda combate a oxidação do LDL, o que evita a formação de placas nos vasos sanguineos.
4. Protege o coração e melhora a circulação.
Além de ser inimigo do colesterol ruim, o que já é um ganho e tanto para a saúde do peito, ele tem substâncias que ajudam a afastar a aterosclerose, o endurecimento dos vasos, controlando a pressão alta e melhorando a circulação sanguinea. Foi isso o que mostrou um estudo publicado no períodico científico Atherosclerosis, da Sociedade Europeia de Aterosclerose.
5. Fornece energia
A fruta proporciona um gás extra para o organismo, já que fornece bastante carboidrato e é rica em nutrientes. O açaí é especialmente bem-vindo antes da malhação, pois sua digestão é rápida. Ou seja, garante mais disposição de maneira rápida, sem deixar aquela sensação de estômago pesado.
6. Fortalece o sistema imune e previne infecções.
De acordo com pesquisadores do Departamento de Imunologia e Doenças Infecciosas da Universidade Estadual de Montana, nos Estados Unidos, o açaí contém uma sustância chamada arabinogalactana, que estimula a ação das células de defesa do organismo, melhorando a sua eficácia.
7. Previne doenças degenerativas, como o Alzheimer
O efeito aqui é duplo: suas substâncias antioxidantes combatem o estresse oxidativo produzido pelos radicais livre e reduzem o acumulo de uma proteína chamada beta-amilóide, dois fatores que estão diretamente ligados a esse tipo de mal. Esse foi o resultado de um trabalho realizado na Universidade de Adelaide, na Austrália.
8. Reduz o risco de câncer
A conclusão é de cientistas da Universidade da Florida, nos Estados Unidos, depois de estudar a ação do seu extrato contra a doença, em especial a leucemia. O mérito é das antocianinas, substâncias antioxidantes presentes em grande quantidade no açaí.
9. Ajudam a combater os quilinhos extras
Apesar desse alimento ser conhecido por ser muito calórico fama, aliás, que ele merece é as antocianinas, são capazes de regular o funcionamento das células de gordura. Além disso, as fibras presentes no alimento aumentam a saciedade. Mas, nesse caso é preciso ter muito cuidado com as quantidades e os acompanhamentos.
10. Afasta e osteoporose.
Benefício garantido pela boa concentração de cálcio do alimento, mineral que serve de matéria prima para a construção e as renovações constantes dos ossos, evitando que eles fiquem fracos. Outro ponto a favor do açaí é a sua boa concentração de potássio, outro nutriente que ajuda a manter o esqueleto forte.